Marquez fora do Grande Prémio da Argentina

Marquez voltou à Espanha no domingo após o Grande Prêmio de Portugal de abertura da temporada de 2023 da MotoGP para ter uma suspeita de fratura do primeiro metacarpo na mão direita. A avaliação confirmou uma “fratura intra-articular deslocada da base do primeiro metacarpo do polegar da mão direita”, diz um comunicado de imprensa da Repsol Honda divulgado na manhã de segunda-feira, 27 de março de 2023.

Após o diagnóstico, Márquez fez uma cirurgia na fratura do metacarpo e, como resultado, vai perder o próximo Grande Prêmio da Argentina neste fim de semana, o segundo evento da temporada de MotoGP.

Marquez fora do Grande Prémio da Argentina
Marquez

Veja mais: Honda CBR250RR 2023

Isso confirma que Márquez não terá marcado em três das quatro primeiras corridas da temporada 2023 da MotoGP até o final do próximo fim de semana. Considerando o forte início de temporada do atual Campeão do Mundo de MotoGP da Ducati, Francesco Bagnaia, que venceu as duas corridas em Portimão e tem um máximo de 37 pontos no primeiro fim de semana da temporada, uma luta pelo título para a Honda e oito vezes Campeão do Mundo Márquez já parece difícil.

Marquez deixa de cumprir penalidade:

Se há algum benefício para Marquez por perder a Argentina, é que ele não terá que cumprir a penalidade de volta dupla que recebeu dos comissários da FIM MotoGP após o Grande Prêmio de Portugal de domingo pelo incidente que o deixou com o metacarpo quebrado. A razão para não ter que cumprir a penalidade é que o aviso de penalidade, que notificou Márquez, especificava que ela seria cumprida no próximo Grande Prêmio, ou seja, a corrida de domingo, na Argentina. Como Márquez não vai correr até o Grande Prêmio das Américas, no mínimo, ele escapou efetivamente da punição pelo incidente em Portimão, graças a um descuido das pessoas que o puniram.

Esse incidente arruinou o Grande Prêmio para dois pilotos, além de Márquez, Jorge Martin e Miguel Oliveira, em quem Márquez caiu depois de travar o pneu dianteiro na frenagem para a curva três na terceira volta da corrida de 25 voltas.

Marquez saiu do incidente na pior forma. Martin conseguiu continuar a corrida, embora tenha caído mais tarde, e Oliveira de alguma forma conseguiu deixar Portimão com ‘apenas’ uma contusão na perna. Tendo em conta a energia envolvida na queda, e o esquecimento de Oliveira da chegada do pneu dianteiro de Márquez às suas costas, foi uma fuga e tanto, e os portugueses devem alinhar na Argentina este fim-de-semana.

A duração prevista da ausência de Márquez do MotoGP significa que é provável que não seja substituído pela Repsol Honda, que será representada apenas por Joan Mir na Argentina, naquela que será a segunda corrida de Mir com a equipa.