Notícias

Marzocchi fecha contrato de produção com a QJ Motors

Nos últimos anos, vários fabricantes europeus de motocicletas fizeram parceria com OEMs asiáticos para acordos de desenvolvimento e produção. De KTM e CFMoto a Triumph e Bajaj a KTM e Bajaj, as colaborações frequentemente beneficiam os líderes da indústria asiática com ‘designs’ e tecnologia Euro, enquanto as marcas europeias ganham acesso à fabricação e aos mercados globais.

Marzocchi fecha contrato de produção com a QJ Motors

Veja mais: Nova Fazer 150 2022

No entanto, esses relacionamentos são exclusivos dos fabricantes de motocicletas. Fornecedores de componentes como a suspensão Marzocchi também estão percebendo as vantagens de tal relacionamento. Por esse motivo, a VRM, empresa controladora de Marzochhi, fechou um acordo com a Zhejiang Mazhuoke Machinery Manufacturing (QJ Motors) para produção futura.

A VRM comprou a Marzocchi em 2016 de sua então controladora americana Tenneco. Até aquele ponto, Marzocchi corria o risco de fechar, o que teria deixado muitos modelos BMW, Bimota, Ducati e MV Agusta sem suspensão. Desde então, a marca continuou a evoluir, agora oferecendo suspensão semi-ativa e recentemente revelando seu sistema totalmente adaptativo.

“Quando compramos a Marzocchi, o faturamento era de 8 milhões por ano”, observou o CEO da VRM, Florenzo Vanzetto. “Hoje tem um faturamento de 32 milhões e está crescendo cada vez mais com novos projetos e novas parcerias. Dentro da divisão automotiva da VRM, está se tornando o negócio principal.”

Sob a nova parceria, VRM e Zhejiang Mazhuoke Machinery Manufacturing estabeleceram uma nova fábrica de última geração na província chinesa de Zheijane. Embora a pesquisa e o desenvolvimento, os testes e o design ainda residam em Bolonha, o acordo também permite que a Marzocchi comercialize sua suspensão na China e em outros mercados globais.

Os detalhes do negócio ainda não estabeleceram se os modelos da QJ Motors apresentarão configurações Marzocchi no futuro, mas esperamos um certo nível de cruzamento entre às duas marcas. Com a marca lançando uma bicicleta esportiva semelhante à Kawasaki Ninja 400 e uma moto de aventura semelhante à V-Strom 650 da Suzuki, a suspensão premium ajudaria apenas as perspectivas competitivas da marca.

Hugo Cruz

Redator e Revisor profissional; Comunicador Social e Produtor de Conteúdo Web; Professor de Letras/Inglês;

Recent Posts

Haojue DK160 2024: Ficha técnica, itens de série e preço

As motos urbanas são uma febre atualmente no mercado nacional e sempre que estamos falando…

7 meses ago

Haojue DK 150 2024: Ficha técnica, itens de série e preço

As cidades brasileiras estão cada vez mais tomadas pelas motos de baixa cilindrada mas que…

7 meses ago

Royal Enfield Himalayan 2024: Ficha técnica, itens de série e preço

Uma das marcas mais respeitadas e admiradas pelo mundo inteiro está trazendo ao Brasil os…

7 meses ago

BMW F 850 GS 2024: Ficha técnica, itens de série e preço

A BMW sempre foi muito conhecida por conta da qualidade de suas motos de qualquer…

7 meses ago

Honda CB 650R 2024: Ficha técnica, itens de série e preço

As motos naked estão tomando o Brasil inteiro com sua esportividade e também com o…

55 anos ago

Dafra NH 190 2024: Ficha técnica, itens de série e preço

As motos crossover estão se tornando cada vez mais presentes no mercado nacional e todas…

7 meses ago