Morre ex-piloto do Grand Prix e da Isle of Man TT, Paul Smart aos 78 anos após uma colisão de trânsito na quarta-feira, 27 de outubro. Paul estava em sua motocicleta quando ocorreu o acidente, e a polícia e os legistas estão investigando as circunstâncias do acidente.
Veja mais: Yamaha R7 GYTR 2022
A família declarou que: “Paul era um personagem extremamente popular dentro e fora do paddock, e muito amado por sua família, amigos e fãs ao redor do mundo. Ele tinha 78 anos.
Ele será para sempre sinônimo de Ducati, a marca italiana que ele impulsionou a aclamação internacional com a vitória na corrida Imola 200 de 1972. Paul também tinha uma afinidade especial com o circuito de Brands Hatch, tendo vivido literalmente ao lado em West Kingsdown por muitos anos.
Muito mais pode e será escrito nos próximos dias e semanas sobre uma vida bem vivida que foi tragicamente reduzida. Paul deixa a esposa Maggie, o filho Scott e a filha Paula, que gentilmente pedem que sua privacidade seja respeitada neste momento difícil.”
Em Imola, Paul levou sua nova máquina Ducati Gran Tourismo 750 à vitória no evento inaugural, que foi a resposta da Europa ao Daytona200 da América. A 750 foi a primeira Ducati a usar um motor desmodrômico, tinha o quadro, suspensão, motor e freios de um modelo de moto de turismo de produção.
Smart foi capaz de vencer Giacomo Agostini e sua moto de corrida MV Agusta 500cc. A Ducati honrou sua vitória com a moto Paul Smart 1000 LE edição especial em 2006. A moto foi desenhada para se parecer com sua máquina vencedora de corrida de 1972.
Paul também correu nas categorias de GP 250cc, 350cc e 500cc, garantindo um total de sete pódios. Ele terminou em segundo nas corridas de 250cc e 350cc no Grande Prêmio da Suécia de 1971, enquanto terminou em segundo e terceiro respectivamente na classe de 350cc na Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.
Em 1970, Paul terminou em terceiro no GP da Isle of Man com uma Padgett Yamaha 350cc e, no mesmo ano, terminou em segundo no Grand Prix da Finlândia e no Grand Prix do Ulster com uma máquina de 250cc.
Paul terminou em segundo na corrida Production 750cc TT de 1967 em uma Norton, antes de repetir essa conquista em 1969. Ele terminou em terceiro no Júnior TT 1970 em uma Yamaha. Nossos pensamentos estão com a família e amigos de Paul Smart neste momento difícil