A luta pelo título iria para Portimão na maior parte da corrida. Apesar de Quartararo pular do 15º ao quarto lugar, não foi o suficiente para garantir o título com Bagnaia liderando. Assim, Fabio Quartararo garantiu o título de MotoGP de 2021 em Misano no domingo, depois de o principal rival do campeonato, Francesco Bagnaia, cair quando liderava.
A cinco voltas do final tudo mudou. A corrida de Bagnaia teve um final prematuro e dramático quando ele caiu na curva 15, a mesma curva que encerrou a corrida do companheiro de equipe da Ducati, Jack Miller, no início da tarde. O italiano deu tudo de si, mais uma vez suportando a pressão imensa de Marc Marquez como fez em Aragão, mas seu sonho acabou por mais um ano.
Veja mais: YAMAHA TÉNÉRÉ 250 2022
Quartararo torna-se o primeiro campeão mundial francês de MotoGP, enquanto é o primeiro piloto da Yamaha desde Jorge Lorenzo em 2015. A Yamaha está a caminho da tripla coroa após o triunfo de Quartararo no MotoGP e a conquista do título de Tarran Mackenzie no BSB. Toprak Razgatlioglu detém uma vantagem de 30 pontos para a Yamaha na WSB com uma rodada restante.
Longe da luta pelo campeonato, Marquez herdou a liderança após as duas quedas de Miller e Bagnaia e garantiu sua primeira vitória em um circuito para destros desde seu retorno de lesão. É a terceira vitória da temporada de Marquez.
Pol Espargaro completou a dobradinha da Repsol Honda no segundo lugar, garantindo o primeiro pódio como piloto da HRC. Surpreendentemente, é a primeira dobradinha da Repsol Honda desde Aragão 2017; quando Marquez ultrapassou Dani Pedrosa para a vitória.
Bastianini terminou em terceiro depois de lutar pelo campo em 16º no grid. É um feito notável para o estreante, que sofreu três quedas na tarde de sábado. É o seu segundo pódio da temporada. Ainda faltam duas corridas em 2021. O paddock segue para Portimão de 5 a 7 de novembro, antes de seguir para Valência para o final da temporada de 12 a 14 de novembro.