Moto GP: decisão de banir dispositivos divide opiniões

A Comissão de segurança da Moto GP baniu dispositivos de altura dianteira da série para 2023 por questões de segurança.

Os dispositivos de altura – ou Holeshot – são comuns na MotoGP desde o final de 2018, quando a Ducati introduziu pela primeira vez um sistema que poderia abaixar a traseira de sua moto para ajudar na aceleração nas largadas.

A Ducati mudou o jogo em 2019, quando introduziu um dispositivo que poderia abaixar a traseira da moto saindo das curvas para obter o mesmo efeito, com o resto do campo desenvolvendo suas próprias versões em 2020 e 2021.

Nos testes de pré-temporada, a Ducati foi flagrada com um dispositivo semelhante na frente de suas motocicletas. A segurança dos dispositivos de altura tem sido um tópico de discussão há algum tempo, com isso se intensificando no fim de semana do Qatar em relação ao mais recente desenvolvimento da Ducati.

Uma reunião dos fabricantes levou a uma votação de cinco a um a favor da mudança dos regulamentos em torno dos dispositivos de altura dianteira, com a Ducati – sem surpresa – a única equipe adversária. Após uma reunião da Comissão de GPs, decidiu-se que os dispositivos de altura da frente especificamente para quando a moto está em movimento serão banidos a partir de 2023.

Uma declaração da Comissão de GP, presidida pelo CEO da Dorna Sports Carmelo Ezpeleta, Paul Duparc da FIM, o chefe da associação internacional de equipes de corrida Herve Poncharal e o representante da associação de fabricantes Bienese Bierma dizia:

“Durante a reunião da Comissão realizada em Lusail em 4 Em março de 2022, os delegados da Comissão do Grande Prêmio foram convidados a considerar duas propostas alternativas sobre este assunto”.

“Ambos tinham o objetivo de evitar novas melhorias de desempenho e aumentos de custos de desenvolvimento. Após consideração das propostas, o seguinte regulamento foi aprovado por unanimidade. É proibido o uso de qualquer dispositivo que modifique ou ajuste a altura dianteira da motocicleta em movimento. A decisão do Diretor Técnico será final ao determinar o que constitui um dispositivo de altura dianteira; dispositivos que operam apenas um tiro no início da corrida (ou seja, dispositivos “holeshot”) são permitidos.”

Esta não é a primeira vez que a MotoGP baniu dispositivos de desenvolvimentos pioneiros da Ducati por motivos de segurança e custo, com os winglets aerodinâmicos introduzidos em 2015 sendo banidos para 2017.