A Moto Morini é uma fabricante italiana de motocicletas com mais de meio século de existência. Atualmente, a marca vive um grande retorno graças à aquisição pela empresa chinesa Zhongneng Vehicle Group em 2018. Desde então, a empresa se reinventou no segmento médio com modelos como a moto de aventura X-Cape 650 e os modelos neo-retro Seiemezzo.
Veja mais: Honda XL750 Transalp
Dito isso, parece ser o momento certo para a fabricante de motocicletas se diversificar para o segmento premium. Com seus colegas fabricantes da China (QJ Motor e CFMOTO) subindo na classificação em termos de desempenho, bem como uma série de outros fabricantes chineses abrindo caminho para o mercado global após o EICMA 2022, agora é a hora de Zhongneng aproveitar o Marca Moto Morini. Na verdade, é exatamente isso que eles estão fazendo, já que a Moto Morini deve lançar uma nova moto de aventura em 2024.
Especificações para Novo X-Cape 1200 da Moto Morini:
Não é outro senão o Moto Morini X-Cape 1200 e, assim como seu irmão de 650cc, foi projetado para ser um tourer de longa distância e um aventureiro com capacidade off-road. Em artigo da MCN, Alberto Monni, gerente geral da Moto Morini, confirmou que o Corsa Corta-V2 estará de volta para o ano modelo de 2024. Dito isto, o motor terá que passar por um grande desenvolvimento, já que os novos padrões Euro 5+ devem entrar em vigor em janeiro de 2024.
Quanto à moto em si, ela terá claramente o estilo da X-Cape 650 e apresentará linhas modernas e atléticas. Em termos de desempenho, espera-se que produza entre 120 e 140 cavalos de potência, a fim de acompanhar a concorrência. Vale ressaltar que o Granpasso 1200 da Moto Morini, que estreou em 2008, pode servir de base técnica para o motor. No entanto, com apenas 118 cavalos de potência disponíveis, ajustes no desempenho certamente terão que ser feitos se ela quiser competir com as grandes motos de aventura dos principais fabricantes.
Obviamente, o desempenho absoluto também não é a única resposta. Espera-se que o próximo X-Cape 1200 tenha uma estrutura de aço tubular com um braço oscilante de alumínio leve. Também se espera que as taxas de suspensão sejam premium, apresentando um conjunto completo de ajustes. Além disso, espera-se que a moto venha com um conjunto de auxílios eletrônicos ao piloto, como controle de tração, ABS e vários modos de condução. A moto rodará em uma roda dianteira de 19 polegadas e traseira de 17 polegadas e contará com pneus de dupla função.