Notícias

Motocicleta Elétrica Xubaka: Design dos anos 70 e Tecnologia de 2022

Embora pareça que os pilotos estão se aquecendo cada vez mais com os grupos motopropulsores elétricos, esses pilotos ainda são atraídos por linhas elegantes e design clássico. É com isso que a startup elétrica francesa Sodium Cycles está contando com a Xubaka, sua primeira motocicleta elétrica. Canalizando a energia do BMX vintage e com um nome que apenas um Wookiee poderia pronunciar corretamente na primeira tentativa, este novo VE combina forma e função em um pacote radiante. A motocicleta elétrica Xubaka foi feita para viagens de outro mundo.

A Xubaka está em obras há alguns anos e atualmente está em exibição na CES 2022 em Las Vegas, Nevada. Ela é alimentada por um motor de 4kW montado no cubo que, segundo a Sodium, oferece entre 60 e 80 quilômetros de alcance (37,2 a 49,7 milhas) com uma única carga. A velocidade máxima é limitada a 45 km/h (pouco menos de 28 mph) na UE, embora a velocidade máxima seja próxima a 50 mph nos EUA. O tempo de carregamento da bateria é de quatro horas usando um plugue padrão.

Motocicleta Elétrica Xubaka: Design dos anos 70 e Tecnologia de 2022

Veja mais: Nova MT-03 2022

O design é simples e limpo, com a montagem da bateria no ponto mais baixo da estrutura, mantendo o centro de gravidade o mais baixo possível. Um farol redondo e um medidor digital pequeno e redondo mantêm a frente da moto organizada. O guiador e os controles simples combinam perfeitamente com a aparência elegante e minimalista da estrutura tubular, que está disponível em uma variedade de cores para se adequar ao gosto do piloto.

Pára-lamas cromados, rodas com raios de arame e uma sela dividida completam a veia particular de estilo retro-moderno que a Sodium Cycles parece ter encaixado com o design de Xubaka. Curiosamente, a Sodium diz que a maioria dos componentes do Xubaka – assim como a própria bicicleta final – são feitos na França. É possível entrar em contato com a Sodium para expressar interesse nesta bicicleta agora. No CES 2022, um representante disse ao canal do YouTube Electric Vehicles que o custo esperado deveria ser de US $ 5.000.

Obviamente, é uma corredora urbana de baixa velocidade e curta distância – o que não é exatamente um nicho inexplorado de motocicletas elétricas. No entanto, não há outro que se pareça com este, e é com isso que a Sodium está contando. O que você acha do design do Xubaka?

Hugo Cruz

Redator e Revisor profissional; Comunicador Social e Produtor de Conteúdo Web; Professor de Letras/Inglês;

Recent Posts

Haojue DK160 2024: Ficha técnica, itens de série e preço

As motos urbanas são uma febre atualmente no mercado nacional e sempre que estamos falando…

7 meses ago

Haojue DK 150 2024: Ficha técnica, itens de série e preço

As cidades brasileiras estão cada vez mais tomadas pelas motos de baixa cilindrada mas que…

7 meses ago

Royal Enfield Himalayan 2024: Ficha técnica, itens de série e preço

Uma das marcas mais respeitadas e admiradas pelo mundo inteiro está trazendo ao Brasil os…

7 meses ago

BMW F 850 GS 2024: Ficha técnica, itens de série e preço

A BMW sempre foi muito conhecida por conta da qualidade de suas motos de qualquer…

7 meses ago

Honda CB 650R 2024: Ficha técnica, itens de série e preço

As motos naked estão tomando o Brasil inteiro com sua esportividade e também com o…

55 anos ago

Dafra NH 190 2024: Ficha técnica, itens de série e preço

As motos crossover estão se tornando cada vez mais presentes no mercado nacional e todas…

7 meses ago