O Grande Prêmio das Américas da Red Bull deste ano está programado para começar no Circuito das Américas em Austin, Texas, de 14 a 16 de abril de 2023. Pode ser a terceira corrida do calendário, mas pelo menos três pilotos ainda estão se recuperando de coisas que aconteceram durante a abertura da temporada em Portimão, Portugal, em março. Como resultado, dois pilotos de ponta não competirão em Austin em 2023, e a possibilidade de competir ainda está no ar por um terceiro do MotoGP.
2023 marcou a estreia das corridas de sprint de MotoGP e, infelizmente para Enea Bastianini, um tempo limite devido a lesões pelo menos nas três primeiras rodadas de MotoGP da temporada. O piloto da Ducati sofreu uma queda feia durante a corrida de velocidade em Portimão, colidindo com Luca Marini. Bastianini quebrou a escápula direita na queda e perdeu o fim de semana restante do GP de Portugal, bem como a Argentina no fim de semana seguinte. Em 11 de abril de 2023, a Ducati anunciou que o médico de Bastianini havia informado que ele precisaria de mais algumas semanas para se recuperar da lesão.
Quem mais não veremos no MotoGP em Austin?
Veja mais: Honda alcança 500 mil scooters produzidos no Brasil
Em um incidente no início do Grande Prêmio de Portugal de 2023, Marc Marquez, Miguel Oliveira e Jorge Martin estavam todos ocupados lutando por posições no pódio. Marquez largou da pole, mas logo se viu em quarto após as primeiras voltas, o que obviamente não era o que ele queria.
Não podemos saber o que Marquez estava pensando, mas o que podemos dizer é que Marquez colidiu com Oliveira por trás, também atingindo Jorge Martin no processo. Tanto Márquez quanto Oliveira foram eliminados após a queda, e Oliveira claramente sofreu o pior dano ao cair da moto com força na pista.
No início desta semana, a equipe Box Repsol Honda emitiu um comunicado oficial dizendo que Marc Márquez e sua equipe médica estão evitando riscos desnecessários na cicatrização do primeiro metacarpo quebrado de Márquez. Como resultado, ele não correrá em Austin.
Enquanto isso, Miguel Oliveira, que sofreu uma lesão no tendão naquele acidente monstruoso com Márquez em Portimão, já voou para Austin na esperança de ser declarado clinicamente apto para competir na etapa Austin de MotoGP. Ele não pôde disputar o GP da Argentina após se submeter a exames médicos, mas espera voltar às corridas o mais rápido possível.
“Estou obviamente animado para começar a viagem para os EUA. Foi uma pena ter perdido o GP da Argentina, mas estou realmente ansioso para começar a trabalhar novamente com a equipe e descobrir a moto novamente nesta pista”, disse Oliveira em comunicado.
“Não tem sido uma pista fácil para mim no passado, por isso espero que este ano possa começar a dar a volta por cima e começar o fim-de-semana forte. Marcar pontos tanto no Sprint quanto na corrida principal seria muito bom e claro importante depois de não poder fazer nada nas últimas três oportunidades basicamente. Então, no geral, estou muito animado”, acrescentou.