Quem nunca imaginou visitar um espaço dedicado exclusivamente para contar a história das motocicletas? Agora isso é real, pois a Itália decidiu valorizar ainda mais o título de país dos veículos e está fazendo um belo investimento de 12 milhões de reais em um grande museu de motos.
Por meio do Ministério da Cultura, um projeto de mais de R$ 12 milhões em investimentos. A pretensão é a construção de um Museu Nacional de Motocicletas em um complexo que já é usado por uma famosa marca para contar a história de suas motos.
Veja mais: Linha XRE 190 2022
Os italianos já têm consciência da importância de seus museus para valorização da cultura e, em especial, o de duas rodas em seu país. O sucesso da Galeria da Academia de Belas Artes, em Florença, é uma prova dessa valorização, pois frequentemente há investimento nesse tipo de turismo.
Dessa maneira, a tradicional marca italiana possui o Museu Pesaro Benelli e o Museu Officine Benelli para preservar sua história, onde ficam em exposição os modelos mais famosos da montadora. A marca de motocicletas tem 110 anos de atuação, além de ser a montadora mais antiga de motociclismo italiana em funcionamento também é uma das fábricas de motos mais antigas do mundo ainda em atividade.
Com o sucesso da Benelli, o Ministério da Cultura da Itália decidiu realizar o investimento para construir um novo museu de motos que será próximo a esses dois espaços. Criando um grande complexo de museus de motocicletas. Assim facilita o passeio dos amantes das motocicletas para que possam conhecer tudo isso praticamente em um único local.
O complexo fica localizado na cidade de Pesaro, a 300 km de Roma e 270km de Florença. O prefeito Matteo Ricci enfatizou em seu discurso que deseja transformar o município em a “capital mundial das duas rodas”. Pois o da Benelli reúne mais de 200 motos entre Benelli e MotoBì.
“Um local de grande valor, que só poderia nascer na nossa cidade, a ‘Terra dos Pilotos e Motores’, onde vivem muitos colecionadores, a começar pela coleção Morbidelli atualmente exposta no Museu Pesaro Benelli”, disse o prefeito.
A nova exposição tem como objetivo atrair de volta o público restringido pela Covid19 por meio da exibição de motocicletas marcantes como Moto Guzzi, Harley-Davidson e Moto-Rêve.