A Kawasaki anunciou que sua nova linha ZX-4R, que inclui variantes SE e RR, deve chegar ao mercado neste ainda este ano. A marca também anunciou uma nova adição à sua linha de motos esportivas, com a linha Kawasaki ZX-4R prevista para chegar às concessionárias europeias no outono de 2023.
É importante deixar claro desde o início que a Kawasaki Ninja ZX-4R não tem nada a ver com a já existente Kawasaki Ninja 400. Ambas podem ser 400cc, mas onde a Ninja 400 tem um motor bicilíndrico, a ZX- 4R tem quatro.
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Os rumores já existem há um bom tempo sobre uma nova moto esportiva de quatro cilindros de gama média da Kawasaki, e esta é a resposta deles. A motocicleta utiliza um motor recém-projetado que produz 57kW (76,4 cavalos de potência) ou 59kW (79,1 cavalos de potência) quando o sistema Ram Air é pressurizado.
Ficha Técnica para Nova linha ZX-4R:
O motor em si é uma unidade de quatro tempos refrigerada a água de 399 cc com uma configuração DOHC e é alimentada por um tanque de combustível de 15 litros com um generoso limite de rotação de mais de 15.000 rpm.
Quanto ao chassi, o quadro é derivado daquele usado na Kawasaki ZX-25R comercializada na Ásia, que pode ser descrita de várias maneiras como a irmã mais nova da ZX-4R. Ao contrário do restante da linha de motos esportivas ‘ZX’ da Kawasaki, a nova ZX-4R usa um chassi de treliça de aço que a Kawasaki descreve como “alta resistência”.
A suspensão vem da Showa, com quem a Kawasaki trabalha em estreita colaboração no WorldSBK, com garfos dianteiros SFF-BP e suspensão traseira horizontal back-link.
A suspensão também é onde encontramos alguma diferença nas especificações entre as variantes do ZX-4R. O padrão ZX-4R apresenta os garfos SFF-BP e suspensão traseira horizontal back-link, mas no ZX-4R SE e ZX-4RR os garfos dianteiros também têm ajuste de pré-carga, e o RR também tem uma traseira Showa BFRC-lite choque, o mesmo que o Kawasaki ZX-10R.
As pinças montadas radialmente se espremem em discos de freio dianteiros duplos de 290 mm, enquanto um único disco de 220 mm opera na roda traseira.
Longe da mecânica, encontramos iluminação LED em toda a volta, controlo de tração KTRC e modos de potência (Sport, Road, Rain e Rider, sendo este último um mapa personalizado), um quick shifter bidirecional nos modelos SE e RR, e um display LCD colorido de 4,3 polegadas que possui um ‘modo de rastreamento’ integrado. Além disso, a moto pode ser conectada ao aplicativo Kawasaki Rideology.
O preço e a disponibilidade ainda não foram confirmados, apesar da expectativa de lançamento. A Kawasaki também menciona que as especificações podem diferir entre os mercados e que a versão de 57kW é a mais potente que estará disponível.