Novo display de segurança com potencial quase ilimitado; confira!

O novo display de segurança com potencial quase ilimitado é da empresa suíça Aegis Rider AG que está usando realidade aumentada para criar um capacete que integra perfeitamente as informações na viseira. É uma ideia com potencial virtualmente ilimitado, desde fornecer avisos de perigo em tempo real, destacando as ameaças à medida que surgem, até treinar o piloto com velocidades e curvas sugeridas ou apresentar instruções de saída sobrepostas na própria estrada.

Já em testes como protótipo de terceira geração, o sistema conta com câmeras na moto e uma unidade central de computação aliada a sensores que monitoram velocidade e ângulo de inclinação e dados de GPS para localização da bicicleta. Isso é cruzado com mapas detalhados que incluem informações sobre limites de velocidade e características das estradas.

Novo display de segurança com potencial quase ilimitado
Capacete com novo display de segurança com potencial quase ilimitado

Veja mais: Yamaha MT-10 2022

O sistema também monitora a posição e orientação precisas do capacete em relação à moto, para que os avisos possam ser sobrepostos no local certo. O Aegis Rider é apoiado pela universidade ETH de Zurique, onde o fundador da empresa, Simon Hecker, recebeu seu PhD em pesquisa sobre sistemas de direção autônoma.

“Estamos trabalhando nisso há cerca de um ano e meio e temos uma terceira iteração de protótipo funcional agora, então podemos andar com ele e mostrar conteúdo 3D relevante ou objetos em qualquer lugar em relação à moto e ancorado no mundo real.”

E tudo pode acontecer em tempo real, como explica Hecker: “Com um derramamento de óleo, por exemplo, você poderia optar por uma abordagem voltada para a comunidade, onde as pessoas podem alertar outros passageiros nas proximidades e com nosso sistema você pode visualizar sua localização.”

Inicialmente, o Aegis Rider deseja ter uma versão voltada para os primeiros usuários experientes em produção no próximo verão, com desenvolvimentos posteriores levando a versões convencionais mais acessíveis no futuro.