A atual norma de emissões Euro 5, implementada em 2021, tem cerca de 3 anos. Porém, se você ainda não sabia, está chegando o novo padrão Euro 5+, cuja implementação está prevista para o ano de 2024.
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Muitos fabricantes sentiram o aperto do padrão atual, com alguns modelos como o Honda CB1100 sendo uma das baixas em 2021. Embora o Euro 5 ainda esteja em vigor (os carros, entretanto, já estão no Euro 6), O Euro 5+ procura melhorar ainda mais, mas não alterar significativamente, os padrões de emissões para motocicletas, exigindo diagnósticos de bordo mais avançados das unidades de controle do motor (ECUs) dos veículos e algumas outras coisas.
Como será a transição do novo padrão Euro 5+:
Se a transição do Euro 4 para o Euro 5 foi significativa, a transição do Euro 5 para o Euro 5+ não será um salto tão grande. Passar nos testes de emissões não será suficiente e, em vez disso, diagnósticos de bordo, testes de durabilidade e testes de ruído (ainda em definição) serão considerados nos critérios. Essencialmente, o “+” no Euro 5+ não será uma reformulação total, mas sim um refinamento do padrão atual.
Os padrões de emissões são semelhantes ao Euro 5, portanto, todos os limites de emissões serão mantidos e a maior parte do trabalho realizado no sistema de combustão não precisará de reforma. O Euro 5 exigiu muito dos fabricantes além dos padrões de emissões, como testes de durabilidade dos conversores catalíticos, sistemas OBD II, verificações de falha de ignição nos referidos sistemas e um sistema para detectar uma sonda lambda deteriorada.
Limites de emissão do Euro 5+:
O Euro 5+ manterá os limites de emissão atuais, mas o ponto do “+” seria garantir ainda mais que os padrões sejam totalmente cumpridos, mesmo a longo prazo. Uma das mudanças que veremos é no que diz respeito ao teste de durabilidade dos conversores catalíticos. Para o padrão Euro 5, um cálculo matemático de deterioração era aceitável, mas sob o Euro 5+, um teste quilométrico deve ser realizado para verificar se os componentes resistem ao longo do tempo.
O nível OBD II também receberá uma atualização, com o Euro 5+ exigindo que a ECU execute uma verificação de pelo menos 10% do tempo em que o veículo estiver em uso. A sequência de diagnóstico inclui a verificação do conversor catalítico e do estado dos sensores.
Finalmente, o monitoramento de diagnóstico da ECU também deve sinalizar se o operador do veículo não conseguirá usar toda a potência do motor, como no caso de um motor superaquecido.