Após muitos rumores e até desistência de alguns interessados no modelo, a Honda finalmente anuncia a nova NT1100, moto derivada da CRF 1100L Africa Twin. Assim, confirmado que é um modelo voltado para estradas, sendo um modelo mais potente e em conta que outras da marca.
Atualmente na Honda existem 2 modelos mais famosos no seguimento de motos voltadas para estrada: a NC 750X e a Gold Wing. Entretanto, a NT1100 chega como uma boa alternativa de meio-termo entre esses dois modelos existentes. Afinal, é mais barata que a Wing, e mais potente que a 750X.
Para tanto, a Africa Twin é o modelo de inspiração para criação e acabamento, mudando alguns componentes para destaque da NT1100 em estradas. Dessa forma, o motor se iguala a referência, com 100 cavalos de potência e 104Nm de toque, transmissão manual e a dupla embreagem de 6 velocidades.
Para diferenciar a nova moto e também corresponder as necessidades criadas, o chassi foi modificado sendo um pouco rebaixado, com 820 mm de altura. Além disso, a suspensão dianteira também se alterou e a traseira mantém apenas o regulador.
Quanto ao peso, a NT1100 é mais pesada, com 238kg, com um centro de gravidade mais baixo que a Twin. Ou seja, esse ponto da gravidade é exatamente para garantir um desempenho melhor na estrada. Afinal, a antecessora não possuía como prioridade. Já para os freios, mesmas dimensões, 310mm e 256 na dianteira e traseira, respectivamente.
Já no visual, alguns pontos relevantes, como algumas fitas mais equilibradas, e iluminação em LED. Além disso, o pareamento com Apple CarPlay e Android Auto, o que aumenta ainda mais a relevância do novo modelo no mercado.
Estreia marcada para fevereiro e março de 2022, sem previsão de chegar ao Brasil.