Organização Mundial da Saúde promove uso de capacete

Em 2006, a Organização Mundial da Saúde, o Banco Mundial, a FIA Foundation e a Global Road Safety Partnership lançaram a primeira edição do Helmet Road Safety Manual. Nos últimos 17 anos, novos dados, desenvolvimentos e pesquisas influenciaram tanto os padrões de segurança quanto às práticas de fabricação de capacetes. Para atender às necessidades dos motociclistas de hoje, a OMS publicou a segunda edição do Helmet Road Safety Manual em 5 de abril de 2023.

“À medida que as motocicletas proliferam em um ritmo surpreendente, especialmente em países de baixa e média renda, é necessária uma ação urgente para evitar um rápido aumento de mortes e lesões nos próximos anos”, admitiu a Década de Ação para a Segurança no Trânsito das Nações Unidas (2021-2030) Diretor Global Dr. Matts-Ake Belin.

Organização Mundial da Saúde promove uso de capacete
Uso de capacete

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Embora a OMS divulgue suas diretrizes mais recentes sob essa alegação, ela não cita nações específicas em sua declaração divulgada. Por outro lado, a segunda edição observa que 42 por cento dos motociclistas motorizados de duas rodas (PTW) do Quênia Ocidental admitiram ter sofrido ferimentos na cabeça. No Vietnã, 70% de todas as hospitalizações relacionadas a motocicletas incluem ferimentos na cabeça. Taiwan e China relatam números semelhantes, com lesões na cabeça causadas por motocicletas respondendo por 71% de todas as lesões na cabeça causadas por veículos. Em resposta a esses números, a OMS afirma que “capacetes reduzem o risco de morte em mais de seis vezes e lesões cerebrais em até 74%”.

“Para reduzir todas as mortes por acidentes de trânsito, as ações que visam aumentar o uso de capacetes devem ser aplicadas como parte de uma mudança mais ampla para uma abordagem de sistemas seguros para segurança e mobilidade no trânsito”, acrescentou o Dr. Belin. “A abordagem de sistemas seguros reconhece que o transporte rodoviário é um sistema complexo com muitos elementos interconectados que afetam uns aos outros.”

A organização global acredita que a escassez de capacetes de qualidade e acessíveis (incluindo capacetes para crianças), falta de aplicação da lei e climas quentes apenas contribuem para o problema. Mesmo quando os motociclistas usam capacetes, as tampas mal fechadas prejudicam os esforços dos reguladores e das autoridades locais.

“As autoridades devem implementar as leis, estruturas e ações para aumentar a disponibilidade e aceitação de capacetes seguros e de qualidade”, concluiu o Dr. Belin. “Enraizado em evidências, o manual mais recente define o que é necessário.”