Piaggio desenvolve sistema que pode beneficiar varias motos

Piaggio desenvolve sistema que pode beneficiar varias motos

A Piaggio está desenvolvendo um sistema de distribuição variável de válvulas que pode ser usado não apenas nos modelos de alto desempenho da Aprilia, mas também em motos menores.

Piaggio desenvolve sistema que pode beneficiar varias motos
Sistema CVV

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O comando variável de válvulas (CVV) tem sido usado por fabricantes de motocicletas por um tempo, mas não pela Piaggio ou suas marcas associadas, como Aprilia ou Moto Guzzi.

Isso parece prestes a mudar, já que a Piaggio postou registros de patentes sobre um sistema CVV. Os desenhos do processo, que mostram o sistema usado no motor V4 da Aprilia, usado na Tuono V4 1100 naked e na esportiva RSV4 1100.

A nova tecnologia da Piaggio

CVV é uma tecnologia usada em motores de combustão interna para ajustar as características do motor entre altas e baixas rotações. Portanto, o motor pode ser agressivo em altas rotações, mas mais suave em baixas rotações e no primeiro toque do acelerador.

O sistema Piaggio é relativamente simples, pois não requer nenhuma eletrônica para operar. Em vez disso, três esferas são colocadas na roda motriz da árvore de cames de admissão; quando a força centrífuga é exercida nas esferas, elas se movem para fora, variando assim a abertura simultânea das válvulas de admissão e escape.

Dessa forma, com a falta de eletrônica e o uso de pequenas esferas na roda motriz da árvore de cames de admissão, o sistema Piaggio é semelhante ao usado pela Suzuki em 2017 na GSX-R 1000. No entanto, a Suzuki usou 12 esferas em seu sistema , enquanto o sistema da Piaggio usa apenas três, o que pode reduzir as perdas por atrito e, talvez mais importante, reduzir os custos de fabricação.

O último ponto é de particular interesse, pois significa que a Piaggio CVV pode ser usada não apenas em motos esportivas de alto desempenho, mas também em motocicletas de menor cilindrada, onde os custos são uma preocupação mais significativa.

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