RNF Aprilia pode ficar sem pilotos; entenda

A equipe satélite da Aprilia, RNF Racing Team, simplesmente não tem descanso. Na abertura da temporada de 2023 no Circuito Internacional do Algarve, em Portugal, o herói local Miguel Oliveira sofreu uma lesão nos tendões do quadril depois que o piloto da Repsol Honda, Marc Márquez, colidiu com ele nas primeiras voltas. O número 88 ficou de fora do GP da Argentina e do Grande Prêmio das Américas para cuidar dos ferimentos.

Quando o MotoGP voltou à Europa para o Grande Prêmio da Espanha em 30 de abril de 2023, a equipe médica da série finalmente declarou Oliveira apto para correr. Infelizmente, seu estado de saúde não permaneceu positivo por muito tempo. Na primeira volta do Grande Prêmio de domingo, o piloto da Ducati VR46 Marco Bezzechi e o piloto da Yamaha Factory Fabio Quartararo se enrolaram na curva dois. O contacto fez com que o Campeão de MotoGP de 2021 deslizasse para a gravilha, arrastando o piloto da RNF Aprilia pelo caminho.

Equipe RNF Aprilia da MotoGP sem pilotos

RNF Aprilia pode ficar sem pilotos; entenda
RNF Aprilia

Veja mais: Novo capítulo XRE 300

Felizmente para Quartararo, ele escapou sem ferimentos graves e até participou da corrida reiniciada. Por outro lado, a equipe médica da MotoGP inicialmente diagnosticou Oliveira com um ombro deslocado. Só mais tarde a equipe soube que o piloto de 28 anos também sofreu uma fratura no úmero.

“Depois que um ombro esquerdo deslocado foi detectado no centro médico do circuito e o ombro foi reposicionado, exames posteriores no hospital de Jerez de la Frontera mostraram uma pequena fratura no úmero do ombro esquerdo”, revelou RNF Racing Team. “Miguel vai fazer verificações adicionais durante a semana.”

Como a equipe satélite antecipa a lesão de Oliveira exigindo cirurgia, ele permanece em dúvida para o GP da França em 14 de maio de 2023. O companheiro de equipe de Oliveira também não escapou ileso do Grande Prêmio da Espanha. Raul Fernandez sofreu de síndrome compartimental durante todo o fim de semana, especialmente durante a corrida da Classe Premier no domingo.

“Não conseguia parar a moto, não sentia a mão direita,” admitiu Fernandez. “É impossível andar assim.” Como resultado, Fernandez passará por uma cirurgia para resolver o problema, mas deve se recuperar totalmente a tempo da rodada francesa.