Shunji Tanaka, ex Kawasaki, morre aos 75 anos

Shunji Tanaka, ex-designer-chefe da Kawasaki, faleceu aos 75 anos. Você deve estar familiarizado com as motos da Kawasaki, então radicalmente projetadas, que se distanciaram drasticamente de seus modelos dos anos 80, passando para os anos 90. Estamos falando de máquinas como a primeira geração ER-6N, bem como as primeiras Ninja ZX-6R e as motos esportivas ZX-10R.

Shunji Tanaka ex-designer-chefe de Kawasaki morre aos 75 anos.
Shunji Tanaka, ex-designer-chefe de Kawasaki morre aos 75 anos.

Veja mais: Nova Honda Twister 2022

Naquela época, Shunji Tanaka foi responsável por dar uma nova vida à Kawasaki, já que os anos 2000 foram, sem dúvida, um ponto de viragem acentuado para todas as empresas dos setores de motocicletas e automotivos. Na verdade, ainda vemos dicas dos designs de Tanaka, mesmo na safra atual de Kawasaki naked e motos esportivas. 

De acordo com Tanaka, cada projeto deve gerar emoções. Esse etos, na verdade, ainda é verdadeiro para os designs da Kawasaki, como evidenciado por modelos como o Z1000 e seu estilo Sugomi, bem como os designs radicais da linha Ninja e Z H2 de máquinas superpoderosas.

Antes de modernizar as motos da Kawasaki, Shuji Tanaka também foi o designer-chefe da Mazda, onde foi responsável pelo design de um dos carros esportivos mais populares do mundo, o Miata. 

Conhecido como Miata, Eunos Roadster ou MX-5, dependendo de onde você é no mundo, este minúsculo carro esportivo provou que você não precisava de grande potência para ter uma experiência de direção incrível. Seu design amigável fazia com que parecesse feliz apenas por estar por perto e emitia uma aura que não estava levando muito a sério.

Shunji Tanaka ex-designer-chefe de Kawasaki morre aos 75 anos.
Shuji Tanaka também foi o designer-chefe da Mazda

Nem é preciso dizer que Shunji Tanaka deixou um enorme legado nas indústrias de motocicletas e automóveis. Tanto a Kawasaki quanto a Mazda continuam a construir sobre o que Tanaka começou, com as motos esportivas da Kawasaki parecendo mais afiadas e agressivas do que nunca, assim como o MX-5 da Mazda agora parecendo um carro esportivo adulto mais sério.