Sidney Poitier morre aos 94. O ator inovou as telonas com sua visão da excelência dos negros na tela prateada. Em suas tantas atuações, você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com motocicletas? Vamos conferir.
O ator, diretor e ativista inovador Sir Sidney Poitier morreu aos 94 anos. Poitier fez história como o primeiro ator negro a ganhar o Oscar de melhor ator por seu papel no filme Uma Voz nas Sombras de 1963. Ao longo de sua carreira, recebeu vários prêmios – Kennedy Center Honors, uma Medalha Presidencial da Liberdade, dois prêmios Golden Globe, um Grammy e um Oscar honorário de vida.
Veja também: Nova CG 160 Cargo 2022
A filosofia orientadora de Poitier era evitar os tipos de estereótipos raciais ofensivos que eram comuns a muitos (senão a maioria) papéis no cinema oferecidos a atores negros. Alguns dos filmes mais amados de Poitier incluem Acorrentados (1958), Porgy and Bess (1959), O Sol Tornará a Brilhar (1961), Ao Mestre, com Carinho (1967), No Calor da Noite (1967), Adivinhe Quem Vem Para o Jantar (1967) They Call Me Mister Tibbs! (1970). Foi sua atuação como Homer Smith em Uma Voz nas Sombras (1963) que rendeu a Poitier o Oscar de Melhor Ator.
1967 é amplamente considerado como o auge da carreira de ator de Poitier, e ele aproveitou ao máximo essa carreira para expandir sua criatividade em novas direções. Em 1972, sua estreia como diretor veio com Um por Deus, Outro pelo Diabo, no qual coestrelou com Harry Belafonte e Ruby Dee.
No segundo filme dirigido por Poitier, Dezembro Ardente, o homem interpretou o personagem do Dr. Matt Younger. Embora não seja tão conhecido como alguns outros filmes de Poitier, é mais um caso em que o homem queria mostrar um personagem completo, arredondado e em camadas – não um recorte de papelão bidimensional de um homem.
A história gira em torno de um médico recentemente viúvo com uma filha pequena, a quem ele ama muito. Ele está lidando com sua dor, ao mesmo tempo que tenta ser um bom pai para sua filha. Assim, ele decide levá-la de férias para a Inglaterra, onde poderá participar de algumas corridas de moto a bordo de sua BSA B50 MX e também passear com a filha. A trama gira em torno do encontro do Dr. Younger com a adorável e misteriosa Catherine Oswandu, sobrinha de um diplomata africano. Ela é forte, capaz e, infelizmente, também sofre de anemia falciforme.
O filme – assim como o resto da carreira de Poitier – gira em torno de personagens com várias camadas. Embora tenha havido muitas representações de heróis de motocicleta brancos (e anti-heróis) na tela ao longo dos anos, também representa uma das raras aparições na tela de um piloto negro apenas cuidando de seus negócios e fazendo algo legal em uma moto. Talvez Poitier não tenha pretendido ser o pioneiro nesta representação na tela de um médico que também adora corrida de motos como hobby. De qualquer forma, o panteão do filme sobre motocicletas é mais rico por isso.
Poitier deixa sua esposa, Joanna Shimkus, bem como suas seis filhas, vários netos, amigos e fãs ao redor do mundo. Nós do Motos 2022 nos juntamos aos muitos que celebram sua vida, lamentamos sua perda e apreciamos seu rico legado.