Em 29 de dezembro de 2022, a controladora da Royal Enfield, a Eicher Motors Limited, anunciou um investimento estratégico na fabricante espanhola de motocicletas elétricas Stark Future SL. Se esse nome soa familiar, é provável que você esteja pensando na primeira incursão de Stark em motocicletas elétricas, a moto elétrica de motocross Stark Varg.
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O Stark Varg apareceu pela primeira vez aos olhos do público em dezembro de 2021. Quando o registro para possuir um foi aberto em janeiro de 2022, ele vendeu 1.000 unidades no primeiro dia de pré-encomendas, embora o cronograma oficial para remessas de motos não tivesse eles realmente indo para suas novas casas até março de 2023.
A Eicher Motors e a Stark Future estão trabalhando nos bastidores há alguns meses, antes da Eicher emitir um comunicado à imprensa para anunciar formalmente seu investimento com um investimento bilionário. Isso, por sua vez, se traduz em uma participação acionária aproximada da Stark Future SL de 10,35 por cento. Também dá a Eicher um assento no conselho de administração da Stark Future.
“Estamos muito entusiasmados em colaborar de perto com a Stark Future, que está tão focada quanto nós em desafiar as normas, ultrapassar os limites e criar ofertas diferenciadas para os pilotos”, disse o CEO da Royal Enfield, B. Govindarajan, em comunicado.
“Além do grande potencial do Stark Future, vemos imensas sinergias nesta parceria. Enquanto eles estão expandindo e planejando sua entrada no mercado em breve, apoiaremos a Stark no processo de industrialização. Embora sejam líderes em tecnologia de veículos elétricos, principalmente em componentes leves e soluções inovadoras, nós da Royal Enfield usaremos esses recursos para desenvolver nossas plataformas de veículos elétricos e também planejamos compartilhar algumas plataformas de veículos elétricos no futuro”, acrescentou.
“Amamos a visão, a paixão e o foco da incrível equipe da Stark Future. As motocicletas de lazer não se prestam facilmente à tecnologia EV neste estágio, devido a desafios como autonomia da bateria, embalagem, peso e custo. Isso resultou em um crescimento atrofiado deste segmento até agora”, disse o diretor administrativo da Eicher Motors Ltd., Siddhartha Lal, no mesmo comunicado.