A marca de luxo Brough Superior mais uma vez se uniu aos especialistas em supercarros Aston Martin para criar mais uma super máquina de trackday “ridícula” e de tiragem limitada.
O AMB 001 Pro estreou na feira EICMA em Milão e segue os passos da primeira geração AMB 001, que entrou na consciência pública no outono de 2019 e desde então esgotou.
Veja mais: Yamaha MT-07 2023
“O sucesso de seu antecessor, juntamente com o incrível Aston Martin Valkyrie AMR Pro, nos inspirou a nos reunir novamente para criar uma nova superbike; um que sabemos que irá animar nossos clientes”, disse o CEO da Brough Superior, Thierry Henriette.
“Estamos particularmente orgulhosos do novo tipo de motor, com um cárter totalmente usinado em alumínio maciço, que é um recurso exclusivo para uma motocicleta de produção. Com o aumento acentuado na potência, isso leva o AMB 001 Pro para o setor de hiperbikes.”
Usinado a partir da liga de alumínio de tarugo sólido AL 5000, o motor aprimorado também recebe um novo design de cilindro, com camisas de cilindro úmidas para maior resfriamento, o que deve ajudar na longevidade em uso intenso prolongado.
Limitado a 88 unidades no total, o Pro não será homologado para a estrada e será construído à mão na fábrica de Brough em Toulouse, França. As encomendas estão agora a ser recebidas, com as primeiras entregas previstas para o último trimestre de 2023. A moto apresentada em EICMA era um protótipo.
“É uma fórmula lindamente simples. Forma mais tecnologia é igual a desempenho”, disse Marek Reichman, vice-presidente executivo e diretor de criação da Aston Martin.
“Conseguimos essa fluidez novamente com o Brough Superior para quem deseja uma superbike de pista como nenhuma outra. O piloto faz parte desta escultura em movimento e, literalmente, sentirá que faz parte da pista quando estiver no topo do AMB 001 Pro.”
Mas não é tudo sobre o desempenho do motor. Uma rápida olhada no perfil lateral do Pro revela uma carroceria mais extrema, com uma cauda mais pronunciada, winglets e um design de roda traseira de disco de carbono. No entanto, ainda não há proteção contra o vento dianteiro, o que pode ser desagradável em velocidade e prejudicar a experiência de pilotagem.
Também se foi a saída de escape suspensa do 001 padrão, com um único tubo no lado direito da moto projetando-se acima do pneu traseiro gordo de 200 seções e da asa aerodinâmica de tubarão.
Em uma homenagem ao sucesso de corrida da Aston Martin, o 001 Pro apresenta uma impressionante pintura verde jade, com motor e suspensão escurecidos.
Este sistema de suspensão vem na forma de uma configuração de braço duplo dianteiro ajustável para pré-carga e retorno, além de um amortecedor mono ajustável de retorno e pré-carga.