A Índia é um dos maiores mercados de motocicletas do mundo, com o volume anual de vendas de veículos de duas rodas no país superando muitos mercados juntos. Para colocar isso em perspectiva, somente em 2022, mais de 16 milhões de motocicletas saíram dos showrooms indianos. Cerca de 1.362.129 unidades foram emplacadas no Brasil, nos Estados Unidos, esse número é de pouco mais de 500.000, e no velho continente, o número sobe para 1,5 milhão. A Suzuki Motorcycle atingiu uma marca incrível naquele mercado.
De fato, em um país tão densamente povoado e sensível ao preço como a Índia, as motocicletas simplesmente fazem sentido. Dito isto, os fabricantes têm instalações de produção impressionantes e produzem um volume vertiginoso de veículos de duas rodas diariamente. Por exemplo, a Suzuki Motorcycle India acaba de cruzar a marca de sete milhões de motocicletas, com a sétima milionésima sendo uma Suzuki V-Strom 250 SX amarela brilhante.
Suzuki Motorcycle no mercado indiano:
Veja mais: Yamaha MT-09: Razão e emoção num pacote minimalista
A Suzuki Motorcycle India abriu suas portas pela primeira vez na Índia em 2006, após uma joint venture com a TVS Motor Company em 2001. Desde então, a Suzuki reforçou significativamente suas operações na Índia, onde atualmente motos como a V-Strom 250 SX , Gixxer SF 250 e Gixxer 250 são fabricados no país e posteriormente exportados para outros mercados. A Suzuki India também produz vários modelos de scooters, como Access, Avenis e Burgman Street na Índia, e esses modelos também são exportados para outros mercados asiáticos.
Kenichi Umeda, o diretor administrativo da Suzuki Motorcycle India, expressou sua empolgação com o marco, afirmando: “Estamos muito satisfeitos em atingir o marco de produção de 7 milhões. Este é um testemunho de nosso compromisso com a Índia e desejamos alcançar muitos desses marcos no futuro. Agradecemos aos nossos valiosos clientes, parceiros de negócios, associados e todos os meus colegas por este feito notável.”
De acordo com um relatório da AutoCar India, a Suzuki Motorcycle vendeu um total de 938.000 veículos de duas rodas somente em 2022, marcando um impressionante aumento de vendas de 24,3% em relação ao ano anterior. Com todos os novos lançamentos, incluindo a V-Strom 800 DE e a GSX-8S no segmento premium, a Suzuki espera continuar esse crescimento, não apenas na Índia, mas no mercado asiático como um todo.