Em julho passado, a Triumph fez sucesso no mundo das corridas off-road ao alinhar sua moto de aventureira de peso médio líder da classe na linha de partida do difícil Baja de Aragon Rally. Tiger 900 Rally Pro é uma homenagem e tanto.

Veja mais: Yamaha Augur
Tornou-se um tema para as empresas fazerem isso, embora poucas tenham colocado sua moto de estrada na linha de partida e se saído tão bem quanto a Triumph. A Tiger 900 Rally Pro conquistou a vitória na recém-formada categoria Trail, selando o lugar da Triumph como um nome a ser observado no setor off-road.
Para homenagear o feito, a Triumph está trazendo uma nova versão de edição especial dos modelos Tiger 900 Rally e GT para o mercado na forma de uma edição especial Baja de Aragon.
Ficha Técnica para Tiger 900 Rally Pro:
Não temos muitas especificações rígidas e rápidas para a máquina, pois as notícias vêm de registros de patentes registrados abaixo. Como acontece com esses tipos de registros, não há especificações, fotos da moto ou descrições de como ela é. Mas a Triumph tem forma para esse tipo de coisa. Quando a Tiger 900 Rally original foi lançada, ela usava um esquema de pintura inspirado na Tiger 800 XC Tramontana que Felipe Lopez pilotou no Pan Africa Rally em 2017.
Essa moto era especial por vários motivos, primeiro, era um piloto completo, construído por apenas alguns motivos. O primeiro motivo foi competir no evento, caixa marcada. A segunda razão foi começar a olhar mais à frente para ver como a linha Tiger poderia se tornar. Quando a Tiger 900 Rally Pro apareceu em 2020, não foi surpresa ver sua versão off-road mais quente usando um esquema de pintura inspirado na Tramontana.
Esperamos mais do mesmo da Triumph com a nova Baja de Aragon Edition, pois ela poderia muito bem estar usando uma pintura de edição especial, imitando a moto que Cervantes tão valentemente montou para uma vitória na classe.
Um esquema de pintura elegante é muito bom, mas os apostadores tendem a querer um pouco mais de brilho do que apenas isso, e os registros de patentes apontam para algumas peças extras sendo adicionadas. O peso cotado para o modelo de edição especial é de 3 kg a mais que o Rally original e 2 kg a mais que o GT. O que essas peças poderiam ser é uma incógnita, embora um escapamento frutado, proteção contra colisão, novas alavancas e pedaleiras sejam o meu melhor palpite.