Tornado 402: A nova moto esportiva Benelli

Tornado 402: A nova moto esportiva Benelli

Desde 2005, o conglomerado chinês Qianjiang é dono da histórica marca italiana de motocicletas Benelli. Embora algum trabalho de desenvolvimento e design para a Benelli ainda seja feito na sede italiana da empresa em Pesaro, é sabido que apenas alguns modelos selecionados recebem essa honra. Para o resto das motos da Benelli, no entanto, como a recém-revelada Tornado 402, elas são desenvolvidas e fabricadas nas instalações de Qianjiang na China.

O apelido de Tornado da Benelli tem sido tradicionalmente associado a modelos esportivos da Benelli. A nova Tornado 402 é, como previsto, uma motocicleta totalmente carenada com guidão de encaixe. Vale ressaltar, no entanto, que o tamanho do motor de 400cc desta sportbike é relevante para o fato de que ela será vendida em grande parte em países onde as motos de 400cc já são consideradas opções premium, ou em locais com limitações de licenciamento para motos com motores maiores. Dito isto, espere que esta moto esteja disponível na Ásia, bem como em algumas partes da Europa.

Especificações para Tornado 402:

Tornado 402: A nova moto esportiva Benelli
Tornado 402

Veja mais: Yamaha YZF-R25

Teria sido lógico para a Benelli adotar um motor bicilíndrico de 400cc existente da Qianjiang ou da QJ Motor, já que eles não haviam usado um antes. A variante Tornado 402, por outro lado, parece ter um motor recém-construído. O motor produz 48 cavalos de potência a 10.000 rpm, superando a restrição de potência da categoria europeia A2. O motor duplo QJ da série 400 mais potente atualmente disponível é de 41,5 cavalos de potência a 9.000 rpm. Não está claro se este novo motor de dois cilindros, como as versões 500cc da Benelli, é um gêmeo paralelo co-rotativo com um virabrequim de zero grau.

O chassi do Tornado 402 possui uma característica excepcional, um braço oscilante de alumínio de um lado com uma viga inferior, que destaca perfeitamente o design de raios polidos da roda traseira de alumínio. Na frente, um garfo telescópico invertido não ajustável é montado em uma estrutura tubular de aço e o amortecedor ajustável é fornecido pela Marzocchi. O sistema de freios é fornecido pela Nissin e consiste em dois discos de 300 milímetros na frente e um disco de 250 milímetros na traseira, além de ABS de série.

Preço para o modelo:

Um componente tecnológico notável do novo Benelli Tornado 402 é uma câmera de painel embutida. Esta câmera de painel é embutida no conjunto do para-brisa e registra as condições de tráfego. A filmagem pode ser gravada em um smartphone usando um aplicativo e é salva automaticamente. Esta função é importante não apenas para documentar passeios agradáveis, mas também para segurança e proteção ao dirigir na estrada.

A disponibilidade do Benelli Tornado 402 no Brasil ou na Europa ainda é desconhecida, mas será lançado primeiro na China, com entregas previstas para começar na primavera de 2023. O preço será de 31.800 yuans, o que equivale a aproximadamente R$ 23.483,36.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *