O mês de setembro foi bem positivo para as vendas de motocicletas 0km no Brasil, já a parcial até o momento para as vendas de motocicletas em outubro sugere que este mês não deve repetir a performance adquirida no período anterior, principalmente para a montadora Yamaha. Enquanto os modelos da arquirrival Honda, em sua maioria, permanecem dentro da estimativa para a quinzena.
A Yamaha anunciou no mês passado uma nova paralisação em sua linha de montagem em Manaus (AM). O que afetou tanto a produção de motocicletas como a de motores de uso marítimo da empresa.
A moto 0km que foi mais vendida pela montadora Yamaha em outubro até agora é a Factor 150, com apenas 1.120 emplacamentos até o dia 17. A Crosser 150 e Fazer 250 modelos tradicionalmente mais vendidos da marca, caíram bastante. Ocupam respectivamente a 10ª (974 vendas) e a 14ª (612) posições do ranking até o momento.
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Enquanto a Yamaha tem enfrentado queda nas vendas, a Honda, que recebeu o auxílio da chegada da linha 2022 recentemente, está performando dentro da média. Além de modelos tradicionalmente mais vendidos da marca, a CG 160 ainda mantém uma ampla liderança, seguida pela por Biz e Bros.
Outro detalhe evidenciado pelo ranking é a gravidade da dicotomia entre Honda e Yamaha no mercado de motocicleta 0km. Dos 20 modelos mais vendidos até o período, 19 são fabricados por uma dessas duas marcas. A única que fugiu à essa regra foi a Shineray Super Smart (XY50), ficando na 16ª colocação com 435 emplacamentos.
A montadora chinesa curiosamente é a única no ranking que não tem fábrica em Manaus. Sua linha de montagem fica em Pernambuco, em Suape. Recentemente a SH 125 Worker, foi confirmada pela empresa no mercado e promete ser uma das mais baratas do Brasil.