Seguindo o roadster 2021 MT-09 totalmente revisado, vem a nova XSR900 2022 da Yamaha – a irmã de estilo retrô da popular MT tripla.
A reforma é a primeira grande revisão da XSR desde que foi introduzido pela primeira vez como uma alternativa retrô ao MT-09 em 2016 como uma continuação do gêmeo XSR700 semelhante. Mas com o MT-09 recebendo uma grande revisão no ano passado, em parte para aderir ao Euro5, era inevitável que o XSR fizesse o mesmo.
Veja mais: Yamaha XJ6 2022
Agora, a nova XSR ganha o mesmo quadro Deltabox mais leve e forte que o mais recente MT-09, mas com um cabeçote ligeiramente mais baixo para uma posição mais baixa do guidão e um braço oscilante 55 mm mais longo para melhorar a estabilidade.
O triplo transversal ampliado, agora 889cc do MT-09 também está no novo XSR e promete o mesmo ganho de potência de 4bhp, com uma figura de potência de pico agora de 119bhp, mas também com um novo escapamento que foi ajustado, diz a Yamaha, para ser ainda mais evocativo.
Os freios apresentam um novo cilindro mestre radial Brembo; há garfos KYB invertidos com acabamento em ouro totalmente ajustável, além de novas rodas fundidas ‘Spin-Forged’ que são 700g mais leves do que antes.
Essa leveza extra, combinada com o novo quadro, motor e dimensões mais rígidas e estreitas, promete tornar o manuseio do XSR significativamente mais ágil e responsivo.
A eletrônica aprimorada vem por meio de uma nova IMU (unidade de medição inercial) de seis eixos que ajuda a fornecer tração sensível à inclinação de três vias e controle de deslizamento, além de ABS anti-wheelie (anti-empinada) e nas curvas. Há também um Quick Shifter (“mudança rápida”, sensor que diminui o tempo de troca de marchas) padrão e agora quatro (de três) modos de pilotagem, todos controlados por meio de um novo painel TFT colorido de 3,5 polegadas.
Há também um novo tanque de combustível de 15 litros inspirado nas máquinas GP dos anos 80 da Yamaha, completo com entradas de ar frontais e enchimento de estilo de corrida. Os painéis laterais minimalistas também são ventilados e o assento é mais escalonado, enquanto a opção de cor azul/amarelo é uma homenagem à pintura do piloto dos anos 80/90 Christian Sarron com uma opção preto/vermelho também oferecida.
Nenhum preço foi divulgado ainda, mas o novo XSR900 deve estar disponível a partir de fevereiro de 2022. Esperamos que esta beleza chegue logo ao nosso mercado.