Yamaha em busca de sistema de Auto-Equilíbrio

Depois do Motobot e o Motodroid, a Yamaha densevolveu o Advanced Motorcycle Stability Assist System e o instalou em uma moto elétrica.

Yamaha  em busca de equilíbrio
Sistema Avançado de Assistência à Estabilidade da Motocicleta

 

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Muitos fabricantes de motos tradicionais brincam com a ideia de desenvolver uma motocicleta autônoma ou autoequilibrada. Com Honda, BMW, Harley-Davidson e Yamaha, todos relataram ter mergulhado um dedo robótico na tecnologia.

A Yamaha, porém, é a única marca que parece estar realmente impulsionando essa tecnologia, quer os pilotos queiram a tecnologia ou não.

E tudo começou com o Motobot, anunciado em 2015, um sistema que foi substituído pelo Motodroid em 2017.

O Motobot foi aclamado como um robô que pilotava motocicletas que podia usar controles humanos normais para pilotar qualquer moto e fazer voltas a mais de 200 km/h.

Já o Motodroid tinha ambições muito mais elevadas, e a Yamaha elogiou o dispositivo para rodar nas pistas mais rápido do que o piloto estrela da fábrica, Valentino Rossi. No final, nenhum dos dois acertou o alvo, embora agora fique claro o que realmente estava acontecendo.

Em vez de desenvolver uma máquina que pudesse andar de moto em altas velocidades na pista, a Yamaha estava construindo uma base de conhecimento para uso em projetos futuros e usando os droids de manchete como um veículo para aumentar o ruído sobre os sistemas de alta tecnologia que estava se desenvolvendo.

Os frutos disso podem ser o que estamos vendo aqui, já que a Yamaha nos dá o primeiro vislumbre de uma moto de autoequilíbrio que pode entrar em produção. É uma Yamaha R3 de aparência bastante padrão, com algumas adições ao seu design.

Em primeiro lugar, é alimentado eletricamente, ao contrário do Motobot e do Motodroid, que utilizavam máquinas convencionais movidas a gasolina. Ele também possui um sistema inovador de autoequilíbrio, aparafusado diretamente na plataforma R3.

É chamado de Sistema Avançado de Assistência à Estabilidade da Motocicleta, ou SAAEM, para abreviar. Possui uma plataforma de medição inercial de seis eixos, com entradas de direção automatizadas que podem atingir a auto-estabilização em velocidades abaixo de 5 km/h.

E não estamos falando de auto-equilíbrio enquanto o veículo estiver sem passageiro no assento. A Yamaha lançou um vídeo da moto mostrando um piloto no assento, movendo-se lentamente sem as mãos nos controles enquanto a eletrônica faz o seu trabalho.