Yamaha XS650 encontra nova vida como custom retro racer

Yamaha XS650 encontra nova vida como custom retro racer

O Yamaha XS650 é conhecido por sua capacidade de mudança de forma. O camaleão se presta a construções personalizadas. Simone Corti, da Itália, sabe disso e decidiu testar as limitações da versatilidade do XS650 com uma construção retrô única.

Para ajudar nessa transformação, Corti mantém apenas o motor de dois cilindros paralelos, refrigerado a ar, 654 cc do modelo, transmissão de cinco marchas, jogo de rodas e freio a tambor traseiro. Essa abordagem do Navio de Teseu alista uma estrutura de alumínio em favor do berço de aço tubular, enquanto um braço oscilante feito sob medida no estilo de moto esportiva substitui a unidade de choque duplo original.

Especificações para Yamaha XS650 custom:

Yamaha XS650 encontra nova vida como custom retro racer
Yamaha XS650 custom retro racer

Veja mais: Yamaha MT-09

Corti então recorre a um monoamortecedor Ohlins e a uma dianteira Honda CBR600RR para suspender o projeto. Enquanto o freio a tambor traseiro oferece potência e sensação de parada modestas, as pinças Brembo duplas na frente aumentam o pedigree de desempenho do XS650. Corti completa o chassi com um pneu dianteiro Avon Speedmaster e borracha traseira Dunlop K825.

Sem surpresa, a carroceria da construção atrai mais atenção, com o mestre artesão destilando a linguagem de design MT-03 e R1 em um pacote pequeno. Do conjunto do farol às guelras da carenagem e à unidade traseira em forma de ferrão, a estética angular diferencia este XS650. Ainda assim, Corti tem que conciliar o oportuno com o atemporal, e as alavancas montadas na extremidade da barra vintage se alinham com o motor, a transmissão e as rodas de raios longos.

A construção equilibra ambas as influências, no entanto, com discos de roda traseira, conchas de freio, um paralama traseiro, escudos térmicos de escapamento e protetores de filtros de potência construídos em fibra de carbono. O sistema de escapamento personalizado revestido de fibra de carbono com corte em barra e montado alto também funde o fator de forma da velha escola com as tecnologias da nova escola.

Por fim, um impressionante esquema de pintura água-marinha/prata finaliza a metamorfose da moto. O Yamaha XS650 já ganhou reputação entre os construtores de garagem, mas o projeto de Corti prova que as habilidades de mudança de forma da plataforma não têm limites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *