Nas rodadas finais da temporada de MotoGP de 2021, a Petronas retirou o apoio da equipe, deixando a Yamaha e o chefe da equipe Razlan Razali em busca de um novo patrocinador principal. A marca italiana de telecomunicações WithU rapidamente interveio para ajudar a formar a equipe WithU Yamaha RNF. Em 24 de janeiro de 2022, a nova equipe apresentou sua Yamaha YZR-M1 com um evento especial no Teatro Filarmonico em Verona, Itália.
É claro que o logotipo WithU e as cores da marca aparecem com destaque nas motos de corrida, mas os números 04 e 40 do piloto chamam a mesma atenção. Em 2022, Darryn Binder se tornará apenas o segundo piloto a ultrapassar a Moto2, juntando-se às fileiras da MotoGP diretamente da Moto3. O irmão mais velho de Binder, Brad Binder, é um piloto veterano da KTM MotoGP, e a Yamaha espera encontrar o mesmo pedigree vencedor de corridas em seu irmão mais novo.
Veja também: Nova CB 300 2022
De regresso para o seu 20º ano de Grand Prix Racing, Andrea Dovizioso está a sair de um período sabático após uma divisão complicada com a equipa Ducati Factory. Dovi passou oito anos com a equipe de Bolonha, mas antes de sua passagem no GP da Desmosedici, mas também conquistou um impressionante quarto lugar no campeonato de 2012 a bordo da YZR-M1 da Tech 3 Yamaha. É claro que o protótipo do Team Blue mudou nos últimos 10 anos, mas Dovi está enfrentando o desafio de frente.
“Estou realmente pronto para esta temporada! Estou treinando muito na academia e na minha moto”, afirmou Dovizioso. “Estou convencido de que isso me ajudará muito a enfrentar melhor os testes e corridas de 2022. Conheço mais a moto, os engenheiros e a equipe em geral. Estou ansioso para participar dos testes na Malásia. Nos últimos dois anos não conseguimos correr lá, então estou muito feliz por ir para Sepang.”