A Zero Motorcycles apresentou sua mais recente colaboração com a HUGE Design, a moto conceitual SR-X, em 21 de fevereiro de 2023. Se o nome dessa empresa de design está lembrando um pouco, é provável que você esteja familiarizado com o conceito SM, ao qual o FXE de produção foi baseado.
Veja mais: Honda XL750 Transalp
O conceito SR-X poderia inspirar um modelo de produção semelhante? Isso ainda precisa ser visto, então, embora você certamente possa esperar, não devemos nos precipitar. Em vez disso, vamos dar uma olhada no que temos aqui.
Especificações para o conceito da Zero
“A moto conceito SR-X se esforça para atingir um ponto ideal de design para o futuro próximo das motocicletas elétricas, combinando linhas limpas e detalhes de design disciplinados com a postura agressiva e o desempenho bruto encontrados nas modernas motos de litro”, disse Bill Webb, líder do HUGE Design em um comunicado.
“Esta moto é uma tentativa de definir uma nova subcategoria para elétrica de alto desempenho, algo entre uma streetfighter e uma moto de pista. Queríamos que os verdadeiros pilotos esportivos apreciassem a abordagem sutil e equilibrada do design moderno, futurista e limpo, sem sacrificar a aparência de desempenho bruto e o apelo abertamente mecânico das motocicletas de alto desempenho”, acrescentou.
Há muitas razões para esperar que esse conceito de design possa, de fato, influenciar projetos futuros no Zero. O vice-presidente de desenvolvimento de produtos da empresa, Brian Wismann, disse sobre o resultado final que “excede as expectativas e aponta o caminho a seguir para nossas equipes internas de design”. Embora isso não signifique necessariamente que qualquer máquina de produção se pareça exatamente com o conceito (quero dizer, poucas o fazem), é pelo menos um ponto importante a ser considerado.
Como em qualquer design, a forma como você vê o SR-X será uma questão de gosto pessoal. Suas falas evocam um anime de cyberthriller, que funciona extraordinariamente bem devido ao gemido agudo e quase interestelar do SR/S que forma sua base enquanto você testemunha seu lançamento de pé no vídeo promocional. Será que vai fazer o slide Akira? Alguém pode querer verificar isso e incorporá-lo em materiais promocionais para uma versão de produção, se acabar parecendo algo próximo a esse conceito.
De qualquer forma, o problema da estética das motos elétricas é que elas não precisam seguir as mesmas restrições impostas pelos modelos de combustão, então por que deveriam? Obviamente, do ponto de vista da pilotagem, você precisa de certas coisas. A ergonomia do piloto é importante, e coisas práticas como pedaleiras, guidão, selim e onde você deve colocar os joelhos nunca devem ser negligenciadas em nome do design. Praticidade não pode ser jogada fora, ou você não conseguirá muitas pessoas a bordo em primeiro lugar. Isso, porém – parece que foi projetado com considerações estéticas e reais do piloto em mente, e isso é sempre bom de ver.